Saturday, August 08, 2009

Argentina e Califórnia.

COLUNA SEMANAL
de Gabrielle Machado

Já tem algum tempo que eu tenho procurado bandas e cantores argentinos.
Alguns dias atrás eu descobri o Sebastián Rubin,
cantor argentino que liderava a banda Grand Prix,
que fez bastante sucesso, principalmente na Europa,
entre 2002 e 2003. A banda se desfez e Rubin voltou
para a Argentina para fazer carreira solo.
Desde 2004 ele lançou quatro álbuns, entre eles Componé,
ladrón (2004) que está disponibilizado em seu site para
download gratuito, com ótimas músicas próprias e alguns covers.
Neste ano, Rubin lançou Desayuno de Campeones,
disco com faixas que mostram que ele sabe fazer pop rock muito bem,
com algumas pitadas do indie rock que o Grand Prix fazia.
As músicas são leves e gostosas de ouvir,
entre elas, as ótimas: Yo Me Quiero Enamorar,
El Genio de La Soledad e Del Lado Del Sol.



Ainda da Argentina tem o grande El Mató a um Policía Motorizado
(ótimo nome!), banda formada em 2003,
com ótimas guitarras distorcidas e melodias bonitas
e influência de Sonic Youth, Velvet Underground, Yo La Tengo, etc...
As músicas são ótimas e é uma pena que mesmo sendo de tão
perto eles não sejam tão conhecidos pelos brasileiros.
Dizem que as apresentações ao vivo são muito boas
e muito melhores do que os álbuns (como deveria ser sempre, né?).
El Mato já lançou um LP e três EPs e as
minhas músicas favoritas são:
Chica Rutera, Doctor a Muerte,
El Rey de La TV Italiana e Vienen Bajando.



Outra banda que eu tenho ouvido muito é o Coconut Records,
da Califórnia, que é mais um projeto solo com vários
colaboradores do que uma banda em si. Esse projeto
foi idealizado por Jason Schwartzman,
ator americano que fez, entre outros filmes,
The Darjeeling Limited, do diretor Wes Anderson
(amo os filmes dele, a direção de arte é
muito bem feita- tudo é lindo e bem pensado).
A “banda” começou em 2006 e já lançou dois álbuns:
Nighttiming (2007) e Davy (2009).
As músicas são um pop rock com influências de
bandas independentes americanas, um pouco como o Sebastian Rubin.
Em algumas faixas eu sinto o mesmo clima calmo,
como se fosse de férias, que o Little Joy me passa,
como em Back to you e Microphone.
Em sua maioria as faixas são leves e gostosas de ouvir
em qualquer momento. Entre as que eu mais gosto estão essas:
Drummer, I am Young, West Coast e The Summer.

para falar com ela:
gabibilly@gmail.com

No comments: